5 incríveis bares (quase) secretos de Buenos Aires

Guia 2020

Bares secretos, “speakeasy”, “clandestinos”, escondidos, ocultos. São todas diferentes denominações para um antigo fenômeno que está mais vivo do que nunca, especialmente em grandes capitais como Buenos Aires.

Esse tipo de bares surgiu em Nova York nos anos 1920, época da famosa Lei Seca, quando as bebidas com mais de 0,5% de teor alcoólico foram proibidas nos Estados Unidos. A localização dos bares era um segredo semi-público que permitia a venda de bebidas de forma clandestina.

Os bares speakeasy se caracterizam pela ausência de placas de sinalização, podendo funcionar escondidos dentro de outros estabelecimentos ou até mesmo exigir algum tipo de senha para entrar.

A Lei Seca americana durou poucos anos, mas a moda dos bares secretos permanece no mundo todo. Além de gerar mistério e intriga (“Será que vou conseguir entrar?”), esses bares têm uma magia especial capaz de nos transportar a outras épocas e lugares. De quebra, costumam ser pérolas da alta coquetelaria. Uma combinação infalível!

Confira aqui 5 bares secretos de Buenos Aires que marcam tendência, além de mais opções incríveis no final da lista. ¡Salud!

Bar secreto | $$$

A Florería Atlántico é um renomado bar speakeasy de Buenos Aires, localizado no subsolo de uma floricultura do elegante bairro de Retiro. Por seu ambiente mágico e excelentes drinks, foi considerado o 3º melhor bar do mundo em 2019 pela publicação The World’s 50 Best Bars.

Além de flores da estação, a lojinha do térreo também vende todos os vinhos da carta do restaurante, livros de receitas e produtos selecionados de gastronomia. O bar oculto tem ares marinheiros e abre todos os dias, inclusive feriados.

Um detalhe interessante é que os donos da Florería Atlántico são um argentino e uma brasileira. O casal também comanda um restaurante no Fashion Mall do Rio de Janeiro, o Brasero Atlântico.

Bar secreto | $$$

“Stand clear of the closing doors, please”. O Uptown & The Bronx é um dos bares mais originais e disputados de Buenos Aires. O lugar segue a linha speakeasy e deslumbra em todos os quesitos, começando pela entrada subterrânea que reproduz uma estação do metrô de Nova York.

Além da fantástica ambientação, o Uptown Buenos Aires tem maravilhosos drinks, gastronomia multiétnica tipo street food e DJs quando a noite pede música.

Vale avisar que o bar lota facilmente, então é preciso ter paciência para entrar. Como a casa costuma ser bastante seletiva, o ideal é chegar bem vestido e com reserva prévia.

Bar secreto | $$$

Nicky Harrison, também conhecido como The Harrison Speakeasy, é um dos principais bares secretos de Buenos Aires. Localizado nos fundos do restaurante Nicky NY Sushi, o ambiente é todo inspirado na Nova York dos anos 1920, incluindo música da época. Tanto seus drinks como sua carta de vinhos têm excelente reputação.

Para quem não é cliente habitual, uma forma de ter acesso ao bar é jantando no restaurante e peguntando ao garçom na hora de pedir a conta. O Nicky Harrison fica aberto nas noites de terça a sábado.

Tour de vinhos em português!

Se você é fã dos vinhos argentinos, aproveite sua visita a Buenos Aires para degustar os melhores rótulos do país em um passeio de 3 horas e meia pelo bairro de Palermo. Reservando seu lugar no tour de vinhos, você vai visitar duas vinotecas e um restaurante especializado, com acompanhamento permanente de um guia em português. Entre um gole e outro, você também vai aprender sobre a história e as características das principais variedades argentinas, como o Malbec e o Torrontés.

Bar secreto | $$$

Inaugurado em 2010, o Frank’s Bar é um dos mais clássicos bares speakeasy de Buenos Aires. Ao estilo do Please Don’t Tell de Nova York, para entrar é preciso passar por uma inusitada cabine telefônica e informar um código secreto. No caso do Frank’s, a senha vai mudando toda semana e as pistas aparecem nas redes sociais do bar.

Lá dentro o ambiente é sofisticado, e a incrível barra de madeira de lei concentra todas as atenções. Dela saem os drinks que fizeram do Frank’s um bar de prestígio internacional e uma escola para vários bartenders que hoje atuam em outros excelentes bares da cidade.

Para quem pretende acompanhar a bebida com uma refeição leve, a dica é chegar cedo já que são poucas as mesas e poltronas à disposição.

O lugar é bastante bem frequentado tanto por argentinos como por estrangeiros, inclusive por muitos brasileiros que estão de passagem ou moram na cidade.

Bar secreto | $$$

O 878 Bar foi um dos primeiros bares speakeasy de Buenos Aires, hoje com mais de 15 anos de tradição. Apesar do surgimento de muitas propostas do tipo, o 878 nunca perdeu a majestade e continua fiel ao que lhe rendeu fama mundial: excelentes drinks, whiskies, cervejas e destilados.

Localizado no endereço Thames 878, bairro de Villa Crespo, ao chegar você só verá uma pesada porta de madeira e terá que tocar a campainha para ser atendido.

O espaço é bem amplo, existindo inclusive um segundo bar ainda mais escondido nos fundos. As luzes tênues e as paredes com tijolo à vista criam um ambiente íntimo e despojado no qual todos se sentem à vontade.

Também existem várias mesas para quem pretende experimentar alguma das tentadoras opções do menu. Inclusive, nas sextas e sábados, você pode pedir comida até as 3 da manhã. O 878 abre todas as noites, de segunda a segunda.

42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 Puerta Uno (Opulento e atemporal no bairro chinês) – Juramento 1667, Belgrano
42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 J.W. Bradley (Vagão do mítico trem Orient Express) – Godoy Cruz 1875, Palermo
42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 Docks (Antigo porto inglês de contrabando) – Godoy Cruz 1885, Palermo
42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 The Hole (Prisão de Alcatraz) – Armenia 1743, Palermo
42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 Victoria Brown (Estética steampunk atrás de um café) – Costa Rica 4827, Palermo
42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 La Calle (Boteco urbano atrás de uma pizzaria) – Niceto Vega 4942, Palermo
42 opções para o Natal e Réveillon 2020 em Buenos Aires 1 El Purgatorio (Sociedade secreta atrás de uma loja de bombons? Isso mesmo!) –  nottoshare.com, Palermo

Experiências mais reservadas em Buenos Aires

Em parceria com Civitatis

Continue explorando a cidade!