6 melhores livrarias (com café!) de Buenos Aires

6 melhores livrarias (com café!) de Buenos Aires

Guia 2019

Que Buenos Aires é um paraíso para leitores não é nenhum segredo. Afinal, são centenas de livrarias de todo tipo e tamanho, cafés que respiram literatura, além eventos que incentivam o maravilhoso hábito de ler.

Fazendo jus à fama, a capital da Argentina é uma das cidades com mais livrarias por habitante do mundo de acordo com o World Cities Culture Forum. As possibilidades para os afortunados leitores que se encontrem em Buenos Aires incluem se perder na livraria mais linda do mundo ou passar o dia fuçando livros novos e antigos nos sebos da Avenida Corrientes.

A herança literária argentina ajuda e muito, afinal daqui sairam escritores como o gênio Jorge Luis Borges e o carismático Quino, entre tantos outros.

Nos últimos anos, a tendência mais marcante foi o surgimento de novas livrarias que combinam a venda de livros com cafés que servem lanches e refeições leves. Várias delas também funcionam como pequenos centros culturais, oferecendo ao público atividades como palestras, oficinas literárias e música ao vivo.

Confira a nossa seleção com 6 das melhores livrarias com café de Buenos Aires!

Livraria e café | $

A livraria El Ateneo Grand Splendid de Buenos Aires tem sido reconhecida como uma das mais lindas do mundo, inclusive por prestigiosos meios como National Geographic e The Guardian. Portanto, não é de se admirar que seja sempre muito procurada por turistas internacionais.

Se bem El Ateneo é uma rede de livrarias com lojas em toda a Argentina, a filial Grand Splendid é ímpar, já que funciona em um antigo e suntuoso teatro de 1919. Seus mais de 2 mil metros quadrados conservam perfeitamente o esplendor de épocas passadas e hoje são povoados por livros de todas as especialidades.

Ao fundo, várias mesas dispostas atrás de uma cortina vermelha de veludo nos lembram que o que antes foi um palco hoje funciona como café literário. El Ateneo também conta com sofás na sala principal e pequenos espaços de leitura nos antigos camarotes. No subsolo fica um amplo e completo setor de livros infantis.

Livraria e café | $$

Além de ser uma das principais livrarias de Buenos Aires, a Eterna Cadencia também se caracteriza por ser uma editora, uma fundação de fomento à leitura e um ponto de encontro entre escritores e amantes dos livros.

O ambiente é o de uma casa aconchegante, com muita madeira e vários sofás que convidam a começar a leitura lá mesmo. Perca-se entre obras de literatura universal, história, ciências sociais, arte, cinema e teatro.

No luminoso pátio central há um café e bistrô que serve lanches e refeições leves, além de uma interessante variedade de vinhos e outras bebidas alcoólicas.

Livraria e café | $$

Quem passa pela calçada enxerga apenas uma parede com tijolos à vista, mas o que está por trás é uma incrível livraria com café, vinho e um dos pátios mais belos de Buenos Aires. Assim é Falena, uma pérola escondida no bairro da Chacarita, não muito longe das ruas badaladas de Palermo.

Esta espécie de livraria speakeasy conquista com sua arquitetura clean, entre plantas e abundante luz natural. A coleção de livros é pequena e refinada, com uma ótima seleção de literatura clássica e contemporânea, além de títulos de não-ficção, arte e design. Costumam realizar vários eventos ao longo do ano, incluindo apresentações, oficinas e ciclos de música ao vivo.

Livraria e café | $$

A Libros del Pasaje é um reduto já tradicional de Palermo Soho. Aberta em 2004, funciona em uma charmosa casa antiga típica de Buenos Aires. As prateleiras, a perder de vista, acompanham o teto de dois metros e meio de altura. Mas não se preocupe! Há várias escadas de madeira que permitem alcançar os volumes mais altos.

A livraria se destaca por oferecer vários títulos de artes como fotografia, cinema, teatro e pintura, além de livros de poesia, literatura argentina, filosofia e guias de viagem. Também possui uma seção inteira de livros em inglês e um setor especialmente pensado para as crianças.

Ao fundo, no pátio da casa, esconde-se um cálido café que serve lanches doces e salgados, além de refeições rápidas.

Libreria del Fondo Buenos Aires FCE Centro Cultural Arnaldo Orfila Reynal

Livraria e café | $$

A Librería del Fondo, localizada no coração de Palermo Soho, é um lugar especial em vários aspectos. Formalmente denominada “Librería del Fondo y Centro Cultural Arnaldo Orfila Reynal”, pertence ao reconhecido grupo editorial mexicano Fondo de Cultura Económica. Foi criada em 2016 para reforçar os laços culturais entre o México e a Argentina e servir como ponto de encontro para amantes das ideias, das artes e das letras.

Outra particularidade é que a livraria funciona em um amplo e chamativo prédio de concreto que foi o último projeto de Clorindo Testa, ícone da arquitetura brutalista argentina e criador de edifícios tão emblemáticos como a Biblioteca Nacional.

O recinto possui dois andares de livraria, um salão para atividades culturais, mais uma sala de exposições. Entre os muitos livros disponíveis, merecem destaque os de literatura e ciências sociais. Também tem uma boa seleção de comics, além de um setor no primeiro andar para livros infantis e ilustrados. O luminoso pátio da Librería del Fondo exibe um mural da artista Isol e conta com uma filial da cafeteria Lattente, uma das melhores de Buenos Aires.

Livraria e café | $$

Mais que uma livraria, a Dain Usina Cultural é um espaço multicultural que ocupa toda uma tradicional esquina do bairro de Palermo. Além do acervo significativo de mais de 20.000 exemplares, o lugar ainda oferece a possibilidade de solicitar qualquer livro que estiver disponível em Buenos Aires e obtê-lo em até 24 horas.

A Dain também realiza atividades culturais durante todo o ano, incluindo apresentações de livros, cursos, palestras, exposições de arte, ciclos de música e de cinema, entre vários outros eventos.

A proposta do café-restaurante inclui um cardápio original em um ambiente moderno e super agradável, seja rodeado de livros no térreo ou rodeado de plantas no amplo terraço.

Continue explorando Buenos Aires!