Como turista estrangeiro na Argentina, você tem direito à devolução total do imposto IVA ao reservar seu hotel. A principal condição é pagar com cartão de crédito ou débito emitido fora do país ou via transferência bancária internacional.
Além dos hotéis, o benefício também se estende a outros tipos de hospedagem como pousadas, cabanas, campings, apart-hotéis e similares. Por outro lado, não aplica para alojamentos particulares do tipo Airbnb.
Em sites de reserva de hotéis como o Booking.com, o IVA é adicionado separadamente no final da compra (caso corresponda). Portanto, não deveria haver cobrança ao pagar com cartão brasileiro. Se porventura o imposto aparecer indevidamente, o hotel tem a obrigação de estorná-lo na hora do check-out após uma breve comprovação de identidade do hóspede.
O IVA, ou Imposto ao Valor Agregado, é um imposto cobrado pelo governo argentino cuja alíquota é de 21%. É um tributo sobre bens e serviços similar ao ICMS do Brasil e equivalente ao VAT de outros países.
No caso de pagamento com cartão de crédito brasileiro, o benefício de devolução do IVA argentino termina sendo um pouco menor por conta da cobrança de IOF (6,38%). Porém, com a anunciada redução progressiva da alíquota e posterior eliminação do IOF até 2028, as compras internacionais com cartão brasileiro serão cada vez mais vantajosas.
Além de estarem isentos de pagar o IVA em alojamentos, os turistas estrangeiros na Argentina também podem pedir a devolução do imposto para determinados tipos de compras.
Reserve seu hotel ou outro tipo de alojamento na Argentina, seja por conta própria ou através de agências de viagens.
Faça o pagamento com um cartão de crédito emitido fora da Argentina ou via transferência bancária internacional.
Normalmente, a devolução do imposto é automática ao pagar a estadia de forma online. Caso o imposto apareça indevidamente na conta, o hotel tem a obrigação de estorná-lo na hora do check-out.
Se for necessário, comprove sua condição de estrangeiro não-residente apresentando passaporte ou carteira de identidade válidos. Também pode ser solicitado algum documento imigratório que comprove que você está como turista no país.
Pesquisar hospedagem
Em parceria com Booking.com
- Pagamentos feitos em dinheiro vivo.
- Aluguéis de alojamentos particulares, como o Airbnb, já que esse tipo de serviço normalmente não retém IVA na Argentina.
- Despesas extras como refeições, frigobar, spa e outros serviços prestados pelos hotéis. Somente estão inclusos a hospedagem e o café da manhã, caso seja parte do valor da diária.
- Restaurantes, traslados e outros serviços turísticos também não contam com isenção do IVA.
JÁ CONHECE? DEIXE UMA AVALIAÇÃO!