Site logo

Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino?

Guia 2024

Quem acompanha, mesmo por cima, as notícias da Argentina sabe que a economia do país é muito particular. Moeda instável e alta inflação são assuntos sempre em pauta que terminam repercutindo nos planos de quem pretende passar uns dias em Buenos Aires ou em outras cidades “hermanas”.

O fato é que o peso argentino é negociado em muitas taxas de câmbio diferentes! Por esse motivo, saber como, onde e quando trocar dinheiro é um dos assuntos que gera mais dúvidas entre os estrangeiros que chegam ao país.

Depende! As três taxas de câmbio mais relevantes para os turistas são: câmbio paralelo ou “blue”, câmbio MEP e câmbio CCL.

Como exemplo, em abril de 2024 com R$ 1 você podia adquirir aproximadamente:

  • 170 pesos no câmbio oficial;
  • 185 pesos no câmbio MEP (referência para cartões de crédito);
  • 190 pesos no câmbio paralelo ou “blue”;
  • 205 pesos no câmbio CCL (referência para a Western Union).

Se você quiser extrair o melhor valor do seu dinheiro, a regra é simples: fuja da taxa de câmbio oficial! Evite, por exemplo, trocar reais por pesos argentinos estando no Brasil. Em vez disso, considere alguma das seguintes alternativas:

  • Western Union: Você faz um Pix e resgata pesos em espécie na Argentina ao câmbio CCL.
  • Cartão de crédito: Você usa seu cartão brasileiro na Argentina e as compras são processadas ao câmbio MEP.
  • Bancos e casas de câmbio: Você troca dólares, euros ou reais em espécie por pesos em espécie ao câmbio MEP, com emissão de comprovante.
  • Câmbio paralelo ou “blue”: Você troca dólares, euros ou reais em espécie por pesos em espécie ao câmbio “blue”, sem emissão de comprovante.
  • Criptomoedas: Você faz um Pix e, usando uma criptomoeda como ponte, compra pesos ao câmbio “cripto”. Os pesos podem ser sacados em caixas especiais ou transferidos a contas digitais da Argentina.

À diferença do Brasil, na Argentina o dinheiro em espécie ainda é muito utilizado, especialmente para táxis, gorjetas e pequenas compras. 

Hoje em dia, a recomendação é levar reais em espécie e ir trocando por cédulas de pesos argentinos em pequenas quantias. Levar dólares também é uma opção se você já tiver a moeda, mas não é preciso comprar só para levar.

Outra forma de obter pesos “en efectivo” é enviando reais via Pix pela Western Union ou usando alguma casa de câmbio que aceite essa modalidade. 

Sim. A partir da chegada do novo governo no final de 2023, os preços subiram de forma acelerada enquanto o câmbio permaneceu estável. Isso significa que os dólares ou reais hoje compram menos bens e serviços do que em anos anteriores.

Por um lado, muitos preços que estavam atrasados continuam relativamente baratos em termos internacionais mesmo depois dos aumentos. Por outro lado, o que já era caro como tecnologia e eletrônicos, ficou mais ainda.

De qualquer forma, é um processo em andamento e essa situação pode persistir ou não.

Confira abaixo as principais alternativas para conseguir a melhor cotação do real para o peso argentino em 2024: 1) Western Union, 2) Cartão de crédito, 3) Banco e casas de câmbio, 4) Câmbio paralelo ou “blue”, ou 5) Criptomoedas.

Cotação do peso argentino Câmbio ARS BRL Real Western Union App Lojas Buenos Aires Argentina

melhor cotação do peso argentino

A Western Union é hoje a alternativa que dá acesso à melhor cotação do peso argentino, e de forma totalmente legal. Por esse motivo, se tornou o método de transferência preferido dos estrangeiros que visitam a Argentina ou que moram no país.

Você não precisa ser residente nem ter conta bancária local para usar a Western Union. Basta fazer um Pix para você mesmo e resgatar os pesos em espécie em qualquer uma das muitas agências WU espalhadas por Buenos Aires e por toda a Argentina.

Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Oferece a melhor cotação de real para peso argentino.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 É uma alternativa 100% legalizada.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Funciona como um envio de dinheiro internacional que é processado no mesmo dia.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 O dinheiro pode ser retirado em qualquer agência Western Union da Argentina.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Também permite transferir para uma conta bancária em pesos argentinos.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22  A Western Union cobra uma taxa fixa, porém de valor razoável (10 reais). Alguns bancos também podem cobrar uma taxa pela transferência bancária.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 Como os pesos são entregues em dinheiro, acumulam-se muitas notas de $1.000 ou $2.000 (ainda hoje as de maior denominação).
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 Por conta da demanda, as agências podem ficar sem cédulas para entregar.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 As agências que ficam em áreas mais turísticas costumam ter bastante fila.

Verifique em tempo real o câmbio do peso argentino no site oficial da Western Union. Ao seguir a cotação CCL, a taxa de câmbio costuma ser inclusive melhor que a “blue” do mercado paralelo.

Leve em conta que a cotação exata e o valor a receber serão determinados na hora do pagamento.

Fazendo a transferência pelo app WU Brasil, você só paga a taxa fixa de 10 reais e tem isenção do imposto IOF.

O procedimento consiste em enviar dinheiro para você mesmo através da Western Union:

  1. Baixe o app WU Brasil e faça seu cadastro.
  2. Transfira reais da sua conta bancária brasileira para a conta em pesos argentinos (ARS) da Western Union, via Pix ou transferência comum. Uma alternativa é depositar reais em caixas eletrônicos ou em agências Western Union no Brasil.
  3. Preencha os campos do destinatário com seus próprios dados (não de um terceiro). 
  4. Receba o dinheiro equivalente em cédulas de pesos em qualquer agência Western Union na Argentina.

É importante saber que o câmbio aplicado será sempre o que estiver vigente no momento da transferência, não o câmbio do dia do resgate do dinheiro. 

Para conferir onde ficam as diferentes agências Western Union de Buenos Aires e em que dias e horários funcionam, acesse o localizador de agências oficial da WU. Você pode inclusive filtrar só pelas que estão abertas no momento da pesquisa.

As agências são independentes e funcionam de acordo com seu próprio cronograma. Mas, em linhas gerais, costumam abrir entre 9 e 10h e fechar entre 17 e 20h.

Vale anotar que a agência localizada no supermercado Carrefour do Alcorta Shopping é a que tem horário de funcionamento mais amplo, abrindo diariamente de 10h a 20h, inclusive sábados e domingos.  

Cotação do peso argentino Câmbio ARS BRL Real Tarjeta Cartão Visa Mastercard Amex Crédito Débito Pré-pago Wise Nomad

melhor cotação do peso argentino

Desde dezembro de 2022, voltou a ser vantajoso usar cartão de crédito estrangeiro na Argentina. Isso porque todas as compras com cartões Visa ou Mastercard emitidos fora do país passaram a usar uma cotação preferencial similar à do dólar MEP. Anteriormente, essas transações usavam a taxa de câmbio oficial, a mais desfavorável de todas. 

Além dos cartões de crédito, o câmbio preferencial também é aplicado a compras com cartões de débito e com cartões pré-pagos como Wise ou Nomad.

Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Oferece uma das melhores cotações do peso argentino.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 É uma alternativa 100% lícita e segura para adquirir a moeda argentina.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 O câmbio preferencial é aplicado automaticamente ao usar cartões de crédito, débito ou pré-pagos Visa ou Mastercard emitidos fora da Argentina. 
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 O câmbio costuma ser um pouco inferior ao de outras opções como a Western Union.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 As operações estão sujeitas à cobrança de taxa bancária e do imposto IOF. 

A cotação para compras com cartões de crédito, débito ou pré-pagos Visa ou Mastercard emitidos fora da Argentina é similar à do dólar MEP. Para verificar o valor exato, ambas bandeiras disponibilizam uma ferramenta de conversão de moedas, que também permite descontar a incidência de taxas bancárias:

Para obter o câmbio do cartão, calcule sempre de ARS (peso argentino) para BRL (real), e não de BRL para ARS.

Diferentemente do Brasil, na Argentina não é tão comum o uso da maquininha. Normalmente você entrega o cartão físico ao lojista ou deixa ele dentro do porta-contas do restaurante. 

Embora a maioria das lojas e restaurantes aceitem cartões, também acontece que muitos locais menores preferem pagamento em dinheiro vivo ou por transferência bancária local. Além disso, as gorjetas na Argentina são sempre em espécie.

Por esses motivos, ainda é imprescindível ter uma quantia razoável de pesos na carteira. O valor de referência para as gorjetas é 10% da conta do restaurante. 

Cambio Peso Argentino Buenos Aires

melhor cotação do peso argentino

A mesma cotação MEP dos cartões de crédito também pode ser obtida ao comprar pesos em bancos e casas de câmbio autorizadas, desde que você demonstre ser um turista estrangeiro não residente. Caso contrário, a cotação obtida será a oficial, que é a mais desfavorável de todas.

Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Oferece uma das melhores cotações do peso argentino, desde que você demonstre ser um turista estrangeiro não residente.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 É uma alternativa 100% lícita e segura para adquirir a moeda argentina.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 O câmbio costuma ser um pouco inferior ao de outras opções como a Western Union.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 Como os pesos são entregues em dinheiro acumulam-se muitas notas de $1.000 e $2.000 (ainda hoje as de maior denominação).
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 35 Não é possível vender os pesos restantes da viagem com este mesmo método.

Para ter acesso ao câmbio preferencial para turistas em bancos e casas de câmbio autorizadas, é necessário:

1) apresentar o documento que você usou para entrar na Argentina (RG ou passaporte); 2) apresentar um comprovante de entrada no país; e
3) preencher uma declaração juramentada se comprometendo a não ultrapassar o limite de venda de 5 mil dólares por mês.

Caso não sejam apresentadas essas informações, a taxa usada será a do dólar oficial.

Os bancos e casas de câmbio abrem de segunda a sexta das 10 às 15h. A grande maioria delas está localizada no microcentro de Buenos Aires.

As casas de câmbio autorizadas pelo Banco Central da Argentina normalmente têm lojas físicas com as cotações das diferentes moedas em um letreiro. Além disso, pedem seu documento e entregam nota fiscal pela compra.

Já no mercado informal o sistema normalmente é “toma lá, dá cá”, não constando nenhum registro da transação.

Não, já que a conversão vai se basear no valor do câmbio oficial, o mais desfavorável de todos.

A exceção são alguns poucos caixas eletrônicos de bitcoin que existem em Buenos Aires e que podem entregar pesos a um câmbio similar ao “blue”.

Chegando em Buenos Aires de avião, é conveniente trocar um pouco de reais ou dólares por pesos nas agências do Banco de la Nación Argentina. O banco está aberto todos os dias, com a diferença de que a do Aeroporto de Ezeiza funciona 24 horas por dia e a do Aeroparque abre das 6h da manhã à meia-noite.

A sugestão é trocar uma pequena quantia que seja suficiente para cobrir as primeiras despesas em pesos. Quando já estiver na cidade, você poderá obter um câmbio melhor.

Cotação do peso argentino Mercado Paralelo Dolar Blue Real Informal Cueva Arbolito Maquina contadora

melhor cotação do peso argentino

O câmbio paralelo, popularmente chamado de “dólar blue”, é o mais usado pelos argentinos. Isso porque o dólar físico é a moeda que reina tanto como forma de poupança como em transações importantes, como as imobiliárias.

Apesar de ser uma prática corriqueira no país, a compra e venda no câmbio paralelo não deixa de ser uma negociação ilícita. Ou seja, os vendedores operam na clandestinidade, sem nenhuma autorização do Banco Central da Argentina.  

Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Oferece uma das melhores cotações de dólar ou real para peso argentino.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 É um mercado ilícito, não regulamentado pelo Banco Central da Argentina.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 As operações são feitas na informalidade, normalmente nas agências denominadas “cuevas”, sem emissão de qualquer comprovante.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 Como os pesos são entregues em dinheiro, acumulam-se muitas notas de $1.000 ou $2.000 (ainda hoje as de maior denominação).
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 É preciso ficar atento para não ser ludibriado com golpes ou notas falsas.

A cotação diária do “dólar blue” está disponível em quase todos os portais de notícias da Argentina e também em sites específicos sobre o assunto. Já a cotação do “real blue” pode ser encontrada em alguns desses sites específicos ou em agências brasileiras como esta.

Vale lembrar que as cotações do mercado paralelo são apenas referências e que o valor definitivo será aquele oferecido no momento da troca.

Em primeiro lugar, leve reais, dólares ou euros em espécie ao viajar para a Argentina. É muito importante que sejam cédulas novas e/ou em perfeito estado, preferentemente de valor nominal 100.

Para trocar o seu dinheiro com a cotação “blue”, você deverá encontrar doleiros (“arbolitos”) na rua ou conseguir o contato de alguma “cueva” (casas de câmbio não autorizadas).

Você pode perguntar para a sua agência de viagens, hotel ou anfitrião se eles indicam algum lugar de confiança.

Em Buenos Aires, a famosa Calle Florida é onde fica a maior concentração de “cuevas” e “arbolitos” por metro quadrado, que convivem normalmente com as casas de câmbio tradicionais. A maior vantagem é que isso permite comparar diferentes cotações.

Cotação do peso argentino Cajero Bitcoin Buenos Aires Argentina Athena ATM Caixa eletrônico

melhor cotação do peso argentino

Sim, na Argentina também se fala do “dólar cripto”! E você não precisa ser um investidor super arrojado para se beneficiar com esta alternativa. O conceito é utilizá-las apenas como uma ponte, sem se expor a flutuações de preço. 

Uma opção é comprar bitcoins com reais na plataforma da sua preferência e com esses bitcoins sacar pesos argentinos em Buenos Aires usando caixas eletrônicos especiais!

Outra alternativa, ideal para quem vai morar ou passar temporadas mais longas no país, é usar plataformas de criptomoedas como a Bitso para trocar reais por pesos argentinos. A taxa de câmbio “cripto” é bem favorável, e esses pesos podem ser transferidos a qualquer conta bancária ou digital da Argentina, como o MercadoPago.

Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Oferece uma das melhores cotações de real para peso argentino.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 É uma alternativa segura e sem exposição a flutuações de preço.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 O mercado cripto funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Os pesos argentinos podem ser sacados em caixas eletrônicos de bitcoins em Buenos Aires, sem cobrança de taxas ocultas.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 17 Quem tem contas argentinas também pode transformar reais em pesos através de plataformas de criptomoedas.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 35  A cotação dos caixas eletrônicos é similar à do câmbio “blue”, mas inferior à da Western Union e à das plataformas de criptomoedas.
Qual é (realmente) a melhor cotação do peso argentino? 22 Atualmente existem pouco mais de 10 caixas bitcoin em Buenos Aires, embora vários deles estejam muito bem localizados.

A cotação do “dólar cripto” em pesos argentinos (ARS) costuma se basear em stablecoins como o USDT.

Para obter a cotação peso-real, basta dividir o valor obtido acima pela cotação do USDT em reais (BRL). No app da Bitso, a conversão entre ARS e BRL é feita de forma direta.

Se você quiser os caixas eletrônicos de bitcoin (Athena), vale lembrar que o câmbio é um pouco menos favorável do que o dos apps.

Para evitar variações bruscas na cotação do bitcoin, o procedimento deve ser feito no mesmo dia e quando você já estiver em Buenos Aires.

Caso ainda não possua bitcoins, siga os procedimentos abaixo:

  1. Crie uma conta na corretora de criptomoedas da sua preferência. Algumas opções populares no Brasil são Binance, Bitso, BitcoinTrade, MercadoBitcoin.
  2. Compre bitcoins transferindo reais da sua conta bancária brasileira para a conta da corretora. 
  3. Venda os bitcoins em Buenos Aires usando qualquer caixa eletrônico da Athena, por exemplo o que fica na Recoleta. Basta escanear o código QR associado à carteira da sua corretora.
  4. Saque o dinheiro em pesos argentinos.

Esta opção não requer estar fisicamente na Argentina mas é preciso ter contas bancárias ou contas digitais que recebam pesos argentinos.

  1. Crie uma conta na corretora Bitso, que opera tanto com reais como com pesos argentinos. 
  2. Transfira reais da sua conta bancária brasileira para a conta da Bitso. 
  3. Troque os reais por pesos argentinos. A Bitso faz uma “ponte invisível” com criptomoedas para oferecer este serviço ao melhor tipo de câmbio. 
  4. Transfira os pesos argentinos para a sua conta bancária ou para contas digitais com CVU como o MercadoPago.

Vale muito a pena considerar também plataformas inovadoras como Belo, Lemon ou Buenbit. Além de serem corretoras, as três oferecem cartões de débito que permitem fazer compras diretamente com criptomoedas, as quais são convertidas a pesos no ato da transação. Além disso, todas têm cashback, ou seja, devolvem uma pequena porcentagem de cada compra em criptomoedas.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Confira também

    abr 09
    Uber em Buenos Aires: vale a pena?

    Saiba como funciona o Uber em Buenos Aires e conheça as principais alternativas: Cabify, DiDi, InDriver e BA Taxi.

    abr 09
    6 melhores shows de tango em Buenos Aires (e o mais polêmico!)

    6 melhores shows de tango em Buenos Aires (e o mais polêmico!) Guia Quem visita Buenos Aires deveria assistir um show de tango pelo menos uma vez! Além de ser uma das atrações mais procuradas por turistas do mundo todo, os shows de tango transmitem artísticamente o caráter próprio da cidade, entre melodias nostálgicas, movimentos […]

    abr 09
    O que saber antes de comprar a sua passagem para Buenos Aires

    O que saber antes de comprar a sua passagem para Buenos Aires Guia A Argentina é o segundo país da América do Sul que mais recebe turistas internacionais, atrás apenas da Colômbia. A maioria dos estrangeiros entra no país por via aérea pelo Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires, o que o torna um dos […]

    Experiências mais reservadas na Argentina