Quem acompanha, mesmo por cima, as notícias da Argentina já sabe que a economia do país é muito particular. Moeda instável e alta inflação são assuntos sempre em pauta que terminam repercutindo nos planos de quem pretende passar uns dias em Buenos Aires ou em outras cidades “hermanas”.
Se você quiser extrair o melhor valor do seu dinheiro em 2023, a dica de ouro é: não troque reais por pesos argentinos no Brasil! Isso porque fora do país será aplicado tipo de câmbio oficial do peso argentino, que é bem menos vantajoso do que outras cotações disponíveis.
A excelente notícia é que desde dezembro de 2022 os cartões de crédito Visa e Mastercard implementaram um câmbio especial para turistas não residentes, permitindo o acesso à cotação mais favorável do peso sem a necessidade de usar dinheiro vivo.
Depende! Atualmente a moeda argentina é negociada em mais de 10 tipos de câmbio diferentes. Os dois mais comuns são o câmbio oficial e o câmbio paralelo ou “blue”, que mais que duplica o valor do oficial.
Como exemplo, em janeiro de 2023 com R$ 1 você podia adquirir aproximadamente:
A recomendação é levar reais e ir trocando por pesos argentinos em pequenas quantias. Levar dólares também é uma opção se você já tiver a moeda, mas não é necessário comprar só para levar.
Além disso, tanto reais como dólares são moedas muito aceitas no comércio, normalmente com um câmbio melhor do que o oficial.
Confira abaixo 4 alternativas para quem procura a melhor cotação de peso argentino para real, incluindo o novo câmbio oficial para turistas, o câmbio paralelo, o envio de dinheiro pela Western Union ou o uso de criptomoedas.
melhor cotação do peso argentino
Desde dezembro de 2022, os bancos e as casas de câmbio autorizadas da Argentina podem vender pesos a uma cotação especial para turistas estrangeiros não residentes. Além disso, cartões como Visa e Mastercard também foram autorizados a aplicar esse câmbio para as operações internacionais.
As novas regras permitem que o turista tenha acesso a uma cotação muito similar à do câmbio paralelo (conhecida como “dólar MEP”). Antes a única possibilidade era passar pelo câmbio oficial, o mais desfavorável de todos.
Oferece uma das melhores cotações do peso argentino.
É uma alternativa 100% lícita para adquirir a moeda argentina.
O câmbio mais favorável é aplicado ao usar cartões de crédito, débito ou pré-pagos emitidos fora da Argentina.
No caso de bancos e casas de câmbio, como os pesos são entregues em dinheiro acumulam-se muitas notas de $1.000 (ainda hoje a de maior denominação).
Não é possível vender os pesos restantes da viagem com este mesmo método.
Verifique a cotação diária do “dólar MEP” ou “dólar bolsa” em sites como dolarhoy.com e repare como é bem maior que a do dólar oficial e similar à do dólar blue. Para obter a cotação estimada do “real MEP”, basta fazer as contas dividindo o valor do dólar MEP pelo tipo de câmbio real/dólar.
Esse é o câmbio que pode ser obtido ao comprar pesos argentinos em bancos e casas de câmbio oficiais como turista estrangeiro. No caso de usar cartões de crédito ou débito brasileiros, deve-se descontar a incidência das taxas do cartão e do imposto IOF.
Uma observação: não confunda o câmbio oficial para turistas com o que os argentinos chamam de “dólar turista”. Este último, também denominado “dólar solidário”, é um valor entre o oficial e o paralelo que eles pagam quando fazem compras internacionais com cartão de crédito.
Se for usar cartões de crédito, débito ou pré-pagos emitidos fora da Argentina, o câmbio oficial do peso é aplicado no ato e após alguns dias você recebe na fatura o reembolso da diferença de cotação com o câmbio especial. Essa nova regra está vigente desde dezembro de 2022.
Se for trocar dinheiro em espécie, leve dólares ou reais ao viajar para a Argentina. Para ter acesso ao câmbio especial em bancos ou casas de câmbio, é necessário apresentar o documento usado para entrar no país e preencher uma declaração juramentada se comprometendo a não ultrapassar o limite de 5 mil dólares por mês.
Chegando a Buenos Aires de avião, seria conveniente fazer o câmbio a pesos argentinos nas agências do Banco Nación que ficam dentro dos aeroportos. Essas agências abrem todos os dias, com a diferença de que a de Ezeiza funciona 24 horas por dia e a do Aeroparque abre das 6h da manhã à meia-noite.
Para trocar o dinheiro na cidade existem diversas casas de câmbio autorizadas nas proximidades da calle Florida, principalmente entre os números 400 e 600 da calle Sarmiento, o que permite comparar facilmente as diferentes cotações. Se estiver hospedado fora do centro, vale a pena consultar no hotel qual é a corretora mais próxima. Os bancos e casas de câmbio abrem de segunda a sexta das 10 às 15h.
melhor cotação do peso argentino
O câmbio paralelo, popularmente chamado de “dolar blue” na Argentina, é um tipo de câmbio informal que convive com o câmbio oficial do peso.
Embora esse mercado também exista no Brasil e em vários outros países, a diferença é que na Argentina as negociações paralelas acontecem de forma corriqueira, especialmente em épocas de controle cambial.
Depois de um curto período sem restrições, no final de 2019 os argentinos foram (mais uma vez) praticamente impedidos de comprar dólares ou outras moedas no câmbio oficial. Na prática, voltou a prevalecer o mercado informal, com cotações mais altas para quem compra e também para quem vende.
Apesar de ser tão usual, vale lembrar que a compra e venda no câmbio paralelo não deixa de ser uma negociação ilícita. Isso porque os vendedores operam na clandestinidade, sem nenhuma autorização do Banco Central da Argentina.
Oferece uma das melhores cotações de peso argentino para real.
É um mercado ilícito, não regulamentado pelo Banco Central da Argentina.
As operações são feitas na informalidade, normalmente nas agências denominadas “cuevas”, sem emissão de qualquer comprovante.
Como os pesos são entregues em dinheiro, acumulam-se muitas notas de $1.000 (ainda hoje a de maior denominação).
É preciso ficar atento para não ser ludibriado com golpes ou notas falsas.
Verifique a cotação diária do “dólar blue” em sites como dolarhoy.com e repare como é bem maior que a do dólar oficial. Esse é o câmbio que pode ser obtido trocando dólar por pesos argentinos nas “cuevas”.
Para obter a cotação estimada do “real blue” na Argentina, basta fazer as contas ou conferir o valor em sites como este.
Vale lembrar que as cotações do mercado paralelo são apenas referências e que o valor definitivo será aquele oferecido no momento da troca.
Em primeiro lugar, leve dólares ou reais em espécie ao viajar para a Argentina.
Para trocar seu dinheiro com a cotação “blue”, você deverá encontrar doleiros (“arbolitos”) na rua ou conseguir o contato de algum cambista.
Em Buenos Aires, a famosa Calle Florida é onde fica a maior concentração de doleiros por metro quadrado. Você também pode perguntar no seu hotel se indicam algum lugar de confiança.
Outra opção é conseguir previamente o contato de cambistas que recebam transferências bancárias em reais e entreguem pesos na Argentina.
melhor cotação do peso argentino
A Western Union é hoje a alternativa que dá acesso à melhor cotação do peso argentino, e ainda de forma totalmente legal. Por esse motivo, se tornou o método de transferência preferido dos brasileiros que moram na Argentina.
A boa notícia é que você não precisa ser residente nem ter conta bancária no país para usar a Western Union. Basta enviar reais e retirar os pesos em qualquer uma das muitas agências WU espalhadas por Buenos Aires e por toda a Argentina.
Oferece a melhor cotação de peso argentino para real.
É uma alternativa 100% legalizada.
Funciona como um envio de dinheiro internacional que é processado no mesmo dia.
O dinheiro pode ser retirado em qualquer agência Western Union da Argentina.
Também permite transferir para uma conta bancária em pesos argentinos.
A Western Union cobra uma taxa fixa, porém de valor razoável (9,90 reais). Alguns bancos também podem cobrar uma taxa pela transferência bancária.
Como os pesos são entregues em dinheiro, acumulam-se muitas notas de $1.000 (ainda hoje a de maior denominação).
Verifique em tempo real a cotação do peso no site oficial da Western Union. Basta escolher que quer enviar dinheiro para a Argentina. O tipo de câmbio costuma ser inclusive melhor que o “real blue” do mercado paralelo.
Leve em conta que a cotação exata e o valor a receber serão determinados na hora do pagamento.
Fazendo a transferência pelo app WU Brasil, você só paga a taxa de 9,90 reais e tem isenção do imposto IOF. Como a taxa é fixa, é conveniente fazer poucos envios por valores mais altos.
O procedimento consiste em enviar dinheiro para você mesmo através da Western Union para obter a melhor cotação de pesos argentinos para reais.
Alguns dos aplicativos de envio de dinheiro mais conhecidos, como o RemessaOnline, não trabalham com pesos argentinos.
Outros, como o Wise e Moneygram, operam com a moeda argentina mas só oferecem a cotação oficial. Além disso, as taxas são bastante altas hoje em dia, não havendo quase diferença com uma transferência bancária comum.
melhor cotação do peso argentino
Sim, criptomoedas! E você não precisa ser um investidor super arrojado para se beneficiar com esta alternativa. Na verdade, o conceito é utilizá-las apenas como moeda “ponte”, sem se expor às suas flutuações de preço.
Uma opção é comprar bitcoins com reais na plataforma da sua preferência e no mesmo dia usar esses bitcoins para sacar pesos argentinos em Buenos Aires usando caixas eletrônicos especiais!
Se tiver conta na Argentina, você também pode usar plataformas de criptomoedas como a Bitso para trocar reais por pesos argentinos de forma direta a um excelente tipo de câmbio. Esses pesos podem ser então transferidos para contas bancárias ou digitais.
Oferece uma das melhores cotações de peso argentino para real.
É uma alternativa segura e sem exposição a flutuações de preço.
Os pesos argentinos podem ser sacados em caixas eletrônicos de bitcoins em Buenos Aires, sem cobrança de taxas ocultas.
Quem tem contas argentinas também pode transformar reais em pesos através de plataformas de criptomoedas.
A cotação dos caixas eletrônicos é similar à do câmbio “blue”, mas inferior à da Western Union e à das plataformas de criptomoedas.
Atualmente existem pouco mais de 10 caixas bitcoin em Buenos Aires, embora vários deles estejam muito bem localizados.
Para obter a cotação peso-real obtida via bitcoins, basta dividir o valor da cotação do bitcoin em pesos argentinos (ARS) pelo valor da cotação do bitcoin em reais (BRL). Como exemplo, indicamos o site da plataforma Bitso, que opera em ambos mercados.
Vale lembrar que a cotação dos caixas eletrônicos de bitcoin (Athena) são um pouco menos favoráveis do que a das plataformas.
De qualquer forma, em ambos os casos o valor obtido é similar ao “real blue” do câmbio paralelo.
Para evitar variações bruscas na cotação do bitcoin, o procedimento deve ser feito no mesmo dia e quando você já estiver em Buenos Aires.
Caso ainda não possua bitcoins, siga os procedimentos abaixo:
Esta opção não requer estar fisicamente na Argentina mas é preciso ter contas bancárias ou contas digitais que recebam pesos argentinos.
Vale muito a pena considerar também plataformas inovadoras como Buenbit, Belo ou Lemon. Além de serem corretoras, as três oferecem cartões de débito que permitem fazer compras diretamente com criptomoedas, as quais são convertidas a pesos no ato da transação. Além disso, todas têm cashback, ou seja, devolvem uma pequena porcentagem de cada compra em criptomoedas.
Uber em Buenos Aires: vale a pena? Guia O Uber chegou a Buenos Aires em 2016, causando grande polêmica como em todas as cidades do mundo onde foi desembarcando. No caso particular da capital argentina, o app foi por muitos anos considerado ilegal e rejeitado tanto por parte dos taxistas como das autoridades locais. Com o passar do […]
6 principais outlets de Buenos Aires (e um evento!) Guia Vale a pena fazer compras em Buenos Aires? Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos turistas que pretendem visitar a cidade. Se estivermos falando exclusivamente de preços baixos, a resposta é “depende”. À primeira vista, pode parecer que a Argentina é toda uma pechincha […]
6 melhores shows de tango em Buenos Aires (e o mais polêmico!) Guia Quem visita Buenos Aires deveria assistir um show de tango pelo menos uma vez! Além de ser uma das atrações mais procuradas por turistas do mundo todo, os shows de tango transmitem artísticamente o caráter próprio da cidade, entre melodias nostálgicas, movimentos […]