A famosa flor de metal de Buenos Aires tem nome próprio, Floralis Genérica! Desde a sua inauguração em 2002, ela se tornou um dos monumentos mais visitados e fotografados da cidade.
Além de seu tamanho e beleza, a flor metálica tem uma interessante particularidade. Graças a um sofisticado mecanismo, suas seis "pétalas" ficam abertas durante o dia e vão fechando à medida que o sol se põe. Durante a noite, a flor também ganha uma iluminação especial que ressalta ainda mais suas formas.
A Floralis Genérica foi desenhada pelo prestigioso arquiteto argentino Eduardo Catalano (1917-2010) e realizada pela fábrica de aviões americana Lockheed Martin. Foi construída inteiramente em alumínio e aço inox, medindo 23 metros e pesando 18 toneladas.
A escultura foi doada à cidade de Buenos Aires e inaugurada em abril de 2002. Por falhas técnicas, o mecanismo abre-e-fecha não funcionou de 2009 até 2015, ano em que a flor metálica foi finalmente reparada e reinaugurada.
De acordo com o próprio Catalano, o nome "Floralis Genérica" se inspira na nomenclatura científica dos seres vivos e pretende representar todas as flores do mundo.
A flor metálica fica localizada na tranquila Plaza de las Naciones Unidas, ao lado da Faculdade de Direito, no bairro da Recoleta. O endereço exato é Avenida Figueroa Alcorta 2300. É um espaço verde ideal para tirar fotos, fazer um piquenique ou apenas descansar.
O monumento pode ser visitado em qualquer época, dia e horário, de forma gratuita. Vale lembrar que a praça tem grades, por isso é melhor chegar entre o amanhecer e o anoitecer para evitar encontrá-la fechada.
Existem várias formas de chegar até a flor mais famosa de Buenos Aires:
- A pé: Saindo do Cemitério da Recoleta, atravesse toda a Plaza Francia, passe ao lado do Museu de Belas Artes e atravesse a passarela sobre a Avenida Figueroa Alcorta. Logo em frente fica a Faculdade de Direito, e um pouco mais adiante, a flor de metal. São 10 a 15 minutos de caminhada.
- De metrô (subte): Desça no final da linha de subte H (amarela), estação "Facultad de Derecho", e caminhe cerca de 5 minutos até a flor. A linha H combina com a estação "Pueyrredón" das linhas D e B e com a estação "Plaza Miserere" da linha A.
- De ônibus (colectivo): Várias linhas param perto da flor, entre elas: 17, 21, 24, 33, 41, 59, 60, 67, 93, 95, 102, 118 e 130.
- De ônibus turístico: O ônibus turístico vermelho faz uma parada na Floralis Genérica. Funciona de quarta a domingo e feriados das 10h às 19h com uma espera de meia hora entre um ônibus e outro.
- De carro: Se quiser mais conforto, prefira táxi ou aplicativos de transporte.
Bem do lado da flor metálica fica a Facultad de Derecho da Universidade de Buenos Aires, um lugar perfeito para continuar tirando fotos em suas imponentes colunas e escadarias. Atravessando a rua, tem o Museo Nacional de Bellas Artes, que é gratuito e possui interessantes acervos e exposições.
Um pouco mais adiante está a Plaza Francia, e ao seu redor as principais atrações da Recoleta, com destaque para o icônico Cementerio de la Recoleta, a singela Iglesia del Pilar e o irreverente Centro Cultural Recoleta. Se for final de semana, aproveite para conferir os artesanatos da Feria Plaza Francia.
Outra opção saindo da flor é caminhar cerca de 15 minutos no sentido norte pela Avenida Figueroa Alcorta até o museu MALBA de arte latino-americana, o único museu que você não pode deixar de visitar se tiver pouco tempo na cidade!
Se você já viu de perto a Floralis Genérica, deixe a sua opinião aqui!
Av. Figueroa Alcorta 2300
JÁ CONHECE? DEIXE UMA AVALIAÇÃO!